Apresentação/debate sobre a liderança de equipas no contexto dos desafios do século XXI
O século XXI precipitou o aparecimento de novas variáveis que estão a mudar o ambiente de trabalho nas organizações, entre as quais uma força de trabalho cada vez mais qualificada e orientada para a criatividade e inovação, suporte de uma vantagem competitiva pela diferenciação.
E esta “nova” força de trabalho, que nem sempre se sente confortável com a autoridade formal, integra, cada vez mais, equipas de trabalho multidisciplinares, transversais aos vários departamentos organizacionais, compostos por elementos escolhidos criteriosamente e cujas características se complementam. A liderança destas equipas rompe com algumas das premissas mais tradicionais de liderança, exigindo um líder conetivo, genuinamente envolvido com a equipa, que não assuma necessariamente um papel central, hierárquico ou até dominante, e que oriente a sua ação focando-se prioritariamente no grupo.
Apresentação do orador
Pedro Guimarães
Mestre em Liderança pela Academia Militar; Doutorando em Gestão pelo ISEG, Economista e Auditor Financeiro; Formador Certificado, Coordenador da Academia de Liderança Insignis West; Tenente Coronel do Exército, participou em diversas operações de manutenção de paz nomedamente em Timor Leste e Moçambique.